Subscribe Us

header ads

Prefeito atende pauta de reivindicações de associações rurais de de Umarizal

Abastecimento de água na zona rural, roço das estradas e o corte de terra para o ano que vem foram as três principais pautas de reivindicações que os presidentes de associações rurais levaram até o prefeito Mano Onofre na manhã dessa sexta-feira, 19, durante a reunião mensal do Fórum das Associações Rurais de Umarizal que aconteceu no STTR – Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Umarizal. Também participaram do encontro a presidente do STTR, Aurineide Gurgel e o Secretário de Agricultura, Eliete Pili.
“A gente veio ouvir as reivindicações deles. Foram pautadas 3 reivindicações. A questão das estradas, abastecimento de água e a programação do corte de terra do ano que vem, e dessas 3 pautas graças a Deus tivemos soluções”, disse o prefeito Mano.

A primeira cobrança levada pelos representantes das associações rurais foi com relação ao abastecimento das comunidades pelo município.  “A questão do abastecimento de água a gente estava só buscando um novo local para poder abastecer o carro pipa. Junto com o secretário de Agricultura mandamos limpar um cacimbão na cajazeira e outro de Seu Wilson Florêncio, mas infelizmente o cacimbão arriou.     Nós vamos agora recuperar ele e a partir de segunda-feira o carro pipa vai ficar na mão do secretário para que ele possa controlar a distribuição de água nas comunidades”, contou Mano.
Sobre as estradas vicinais do município, Mano disse que já foi realizada licitação e a empresa vencedora para realizar o serviço foi homologada. “Segunda feira a documentação estará inda para a caixa para ser analisada e espero que no máximo em 20 dias ela nos dê autorização para que a gente dê a ordem de serviço para que a empresa comece a fazer o roço, as estradas e as passagens molhadas da Santa Luzia e da Inspectoria”. De acordo com o prefeito até outubro as obras já terão sido iniciadas.

Os presidentes das associações também buscaram saber sobre a programação do corte de terra para o ano que vem. De acordo com o prefeito somente esse ano o município já realizou mais de 700 hora de corte de terra e o trabalho seguirá no próximo ano.

“Eu disse a eles que podiam contar comigo, mas eu deixei a responsabilidade mais para os presidentes das associações e do STTR para eles sentarem e discutirem o que seria feito e quando tivesse com as ideias podiam nos procurar que estaríamos de pronto para atendê-los”

Além das três principais pautas da reunião, os associados também solicitaram do prefeito transporte para trazer moradores das comunidades rurais para a abertura da Festa do Padroeiro 2014. O prefeito garantiu o veículo para três noites da festa.

“Já disponibilizamos o carro dos estudantes para que eles tragam amanhã para a abertura da festa, no dia 26 na Noite do Agricultor, que é a noite deles e para o encerramento”, destacou Mano.
Para o vice-presidente do STTR de Umarizal, Chico Gago, que também acompanhou o encontro, a reunião foi importante e positiva diante das respostas do prefeito às cobranças dos presidentes.

“Tivemos bons encaminhamentos. Foram discutidos vários problemas. O prefeito mostrou também da parte dele algumas soluções, umas imediatas e outras mais demoradas, mas na medida da necessidade, muitas coisas já foram encaminhadas. Foram propostas maneiras para melhorar nossa vida no campo e o dia a dia da gestão e isso foi uma grande oportunidade”, disse Chico.


O Fórum das Associações Rurais de Umarizal reúne 22 associações cadastradas. Delas, 15 representantes estiveram presentes no encontro dessa sexta-feira.

Assessoria de Comunicação e Imprensa da Prefeitura de Umarizal
Edição: Leo Silva Fotos: Ricardo Pereira.

Postar um comentário

0 Comentários